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Expansão da Parceria com a Rede Municipal de Educação

A Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, associada ao Instituto de Estudos Avançados da USP Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), está ampliando sua colaboração com a Secretaria Municipal de Educação de Jundiaí (SP) para aprofundar a análise de práticas pedagógicas bem-sucedidas. A parceria, anunciada no início de fevereiro durante a Semana de Atualização Pedagógica, visa gerar estudos e compartilhar experiências educacionais promissoras.

A Abordagem Colaborativa

Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra, destaca que Jundiaí está se destacando como referência em tomada de decisões embasadas em dados. O objetivo é identificar os pilares que sustentam o desenvolvimento integral das crianças por meio das metodologias adotadas no município. Essa nova fase da parceria é resultado do trabalho realizado em 2023, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), que resultou em um amplo relatório sobre o desempenho escolar e em dois módulos de formação em análise de dados educacionais.

Fortalecendo a Rede de Educação

Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação do município, expressa sua satisfação com a parceria, destacando que ela contribui para reconhecer e fortalecer as práticas educacionais eficazes. O prefeito Luiz Fernando Machado (PL) ressalta a importância de explorar todas as oportunidades que a cidade oferece para o desenvolvimento das crianças, e vê na parceria com a USP uma forma de consolidar esse ideal.

A Metodologia do Desemparedamento

Um dos focos da parceria é a metodologia do desemparedamento, desenvolvida em Jundiaí desde 2017. Essa abordagem reconhece que as crianças aprendem em diversos contextos e propõe atividades que vão além da sala de aula, explorando os espaços internos e externos da escola. Além de estimular a curiosidade e a investigação, a metodologia busca promover o desenvolvimento integral das crianças e fortalecer sua conexão com a cidade.

Análise e Desenvolvimento de Políticas Públicas

A equipe da Cátedra utiliza métodos estatísticos para analisar indicadores educacionais e identificar desafios e potencialidades, visando reduzir desigualdades no desempenho entre as escolas. Essas informações estratégicas podem subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas e práticas colaborativas eficazes.

Conclusão

A parceria entre a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira e a rede municipal de educação de Jundiaí representa um esforço conjunto para aprimorar a qualidade da educação e promover o desenvolvimento integral das crianças. O lançamento do livro sobre a metodologia do desemparedamento e a socialização de práticas educacionais bem-sucedidas reforçam o compromisso com uma aprendizagem mais significativa e inclusiva.